A Galeria

A GALERIA

Emmathomas Galeria é uma galeria de arte contemporânea, sediada no bairro Jardim Paulista, em São Paulo. Fundada em 2006 sob o nome Galeria Emma Thomas, ela foi adquirida em agosto de 2017 pelo artista, colecionador e empresário Marcos Amaro, que a rebatizou com o nome atual. A reinauguração ocorreu em abril de 2018.

HISTÓRIA

Sob o nome Emma Thomas, a galeria foi fundada em 2006 pelas amigas Juliana Freire e Flaviana Bernardo, ambas então estilistas da indústria da moda – Juliana é artista plástica formada pela Universidade Federal de Minas Gerais; Flaviana, designer de moda graduada pela Faculdade Santa Marcelina.

A galeria nasceu focada em arte contemporânea, com eventos direcionados ao público jovem. Nos primeiros dez anos de atividade, já reconhecida no circuito cultural paulistano, calcula-se que tenha exibido obras de pelo menos 200 artistas diferentes – em 2016, mantinha um catálogo fixo de 16 artistas. O local realiza de 9 a 16 exposições por ano.

Ao contrário do que possa parecer, a galeria não faz referência ao nome próprio Emma Thomas – muito menos tem qualquer relação com a aclamada produtora de cinema britânica homônima. Trata-se de uma brincadeira com a palavra “hematomas”, conforme Juliana Freire e Flaviana Bernardo já explicaram em algumas entrevistas.

Em agosto 2017, o artista, colecionador e empresário Marcos Amaro adquiriu a galeria, com a promessa de investir US$ 10 milhões em 36 meses no local. Rebatizado como Emmathomas Galeria, o espaço foi reinaugurado oficialmente em abril de 2018. As premissas e o foco em arte contemporânea devem ser mantidos.

Para o mercado de arte, o nome de Amaro tem um apelo promissor: ele mescla a sensibilidade artística com a capacidade empreendedora – já que tem uma consolidada carreira empresarial. Além disso, é colecionador de obras de arte.

A nova gestão afirma ter como objetivo principal estabelecer laços afetivos e criativos entre as pessoas, oferecendo um serviço qualificado a artistas, colecionadores e o público.